domingo, 22 de setembro de 2013

Tempo....Tempo...

Tempo....,Tempo D. Odila vinha uma vez... por mês e benzia a todos da casa... Espinhela caída,encosto...enfim...Uma vez minha mãe me disse que sonhou com papai informando que as vibrações dela não eram boas... E no sonho,orientou:sempre que ela saísse deveríamos dar três pulinhos no mesmo lugar...Fazíamis juntas a salada de Domingo.... Conversávamos muito......Ela me passava os legumes,....eu descascava....lavava....e ela colocava na fervura......Tenho pesquisado o que ela cantava....achei cantos de templos de Umbanda na Bahia....como...oi leva eu....eu também quero ir....quando chega na ladeira....tenho medo de cair....Na infância,ouvíamos juntas o radinho da vizinha... Depois que meu pai saía para trabalhar...Vou tentar fazer um trabalho coral com estes cantos...Tenho feito composição mentalmente... Vamos imaginar uma sequência de sete por quatro,duas mínimas e uma mínima pontuada... Começando de Dó,Mi,Sol,Si,Ré.....Sí,Mi,Sol....Sol(Mantendo o mesmo Sol),Si,Mi,Ficaria assim...Si,Mi,Sol,Si,Mi.....Voltando,Dó,Mi,Sol,Si,Ré... Um acorde de Nona,seguido de dois acordes de sexta superpostos,voltando ao anterios...Repetir a mesma operação subindo cinco tons,Sol,Si,Ré Fá,Lá......Fá,Si,Ré,Mantén-se o Ré,seguindo,Fá,Si...,Voltar ao acorde anterior.....seguir assim até voltar ao dó...Posso sustenizar ou bemolizar as sequências seguintes...,posso usar os acidentes das escalas maiores em cada movimento de cinco em cinco(Tônicas das escalas maiores)...Brincar tornando diminutos ou aumentados as quarta,terças sextas ou npnas...,ou colocar aleatoriamente os acidentes que quiser...Colorido musical... Para piano...Teamo pianinho... Belinha ,meus cuidados,você corre d motocicleta dentro do meu coração ... Helenice Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário