segunda-feira, 13 de maio de 2013

whengatu

Nhengatu

A lembrança do nhengatu,falado em São Paulo até o século dezenove,recheado de diminutivos afetivos resultantes do contato com as linguas indígenas,me situou nos vocalises O contato com o único aluno de música que tive me clareou muito sobre práticas pedagógicasExpliquei prá ele o que ouvi de todos os músicos que trabalharam com meu paiO que leva ao conhecimento da regra é o princípio norteador desta regraEntão,se as Escalas maiores têm dois tons e um semiton,dois tons e um sremitonDó a ré,um tom,ré a mi,um tom,mi a fa,um semitom,fá a sol,um tom,sol a lá,um tom,lá a si,um tom,si a dó um semitomOs sustenidos e bemois aumentam ou diminuem um semiton em relação à nota sobre a qual cada um incideSe mudo de tom,vou por exemplo ,a mi maior,coloco os sustenidos de tal forma que mantenho o mesmo formato Vejamoss>de mi a fá tenho que colocar um sustenido porque as escalas maiores começam com um tomDe fá sustenido tenho que sustenisar o sol seguinte porque as escalas maiores começam com dois tonsDe sol sustenido a lá terei exatamente o semiton requerido pelo formatoDe lá a si,um tom,mantendo o formato De si a Dó,tenho que sustenisar o dó para manter o formato de um tom neste grau,De dó sustenido a ré tenho que sustenisar o ré,retorno ao som inicial com um semitomMi maior,quatro sustenidos Salvo enganoEscalas menores,cuja referência é o la menosLa,si,dó , ré,mi,fá sol,láUm tom do primeiro a o segundo grau,um semitom do segundo ao terceiro grau,um tom do receiro ao quarto grau,um tom do quarto ao quinto
um semitom do quinto ao sexto grau,um tom do sexto ao sétimo grau,um tom do sétimo ao oitavo grau Mostrei todos estes princípios para meu jovem aluno,no pentagramaMe deixou de presente,no Sibelius,um trechinho para flautim Me perguntou,professora,sou músico de rock,será que posso escrever para flautim!!!!!É claro queridinho,você é livre,......pode até criar as suas próprias escalas Olhamos o céu azul e ficamos brincando com os instrumentos da orquestra no yamaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário