terça-feira, 14 de maio de 2013

Conversando com Gil

Conversando com Gil
Noite adentro Estamos na nossa eterna assembléia permanenteEstamos conversando se existe meios de se criar brinquedos pedagógicos que possibilitem às crianças resolverem problemas concretos de vida Expliquei prá ele que trabalhei com alfabetização e  dislexia Este é m problema que resulta na dificuldade do leitor de focalizar a leitura e esquecer o fundo,barulho de televisão,grito na rua de torcedores,geladeira sendo aberta...Contei prá ele que,para centralizar a  atenção de meu aluno no foco(a palavra) criava palavrasartezanais  com objetos que chamavam a atenção pela beleza,cor forma.....enfimPensamos em brinquedos que não se ativessem apenas às disciplinas específicas Mas que remetessem os brincantes à situações concretas de vidaBrinquedos,por exemplo,que se ajustassem harmonicamente pela forma,criando uma ambiência psíquica de interação Usei recursos visuais deste tipo para criar jogos que ensinassem harmonia musicalOu jogos que levassem a criança a perceber situações de pertencimento Por exemplo,uma caixinha dentro da outra Da maior à menorExplicando para as cianças,claro,que pertencimento não é se esconder dentro do guarda roupaOu jogar quadrados e círculos e pedir agrupamentos,de dois em dois,cinco em cinco Belo exercício de equacionar a questão da alteridadeVinte anos atrás falei prá ele,vou-me embora e não é para Passárgada Basta um pouco de roupa,vinho,uma panhoca e adeus meus cuidados Tô na estrada Me sugeriu o seguinte:aluga uma casinha prá você,e cada dia coloca uma coisinha láUm dia um tapete nordestino,outro uma mesinha indiana.....e blau e blau

Nenhum comentário:

Postar um comentário