sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aurora Boreal

A aurora boreal
Uma aula de contraponto resgata a alma Sentada ao  lado de papai,ouvia a explicação que ele me davaSe o músico trabalha,na primeira voz,uma quantidade métrica de duas semínimas,num dois por quatro,a noção de contraponto,aconselha a manter a proporcionalidade na segunda vozEntão,todas as escolhas métricas possíveis terão a mesma proporcionalidade métrica da primeira voz Assim uma terceira e uma quarta vozSeja num dois por quatro,num cinco por oitoTenho usado no meu trabalho de Composição,sete por quatroQuando viajávamos pelas estradas de Minas,ele construiu um colégio numa cidade interiorana,viajamos por uns seis anos pelas estradas de Minas,eu tinha uns três aninhos,viajei com ele até os dez anos nestas estradas,ouvíamos o vento batendo no retrovisor,parecia uma risadinha Perguntei se era Ele me explicou que poderia ser considerado um som musicalAssim como o barulho da chuva no telhado....ou um canto dos pássarosConversando com Gil,ouvi a seguinte reflexão:Todo mundo pergunta....o  que é a palavra....poucas pessoas perguntam....O que é o som!!!!!Que entre outras coisas permite a falaParticipei de um Simpósio chamado Poéticas da Palavra Cantada CordelAbraão BatistaBem,se alguém parar em qualquer ponto da fala  e prolongar a sílaba,vai perceber que é um som musical Falamos cantando sem perceberColoquei para o Gil,meu amigo de infância isto,porque não percebemos o nosso canto Ele me disse que é provável que seja porque os intervalos entre as sílabas seja muito curtoDerrida questiona o caráter logocêntrico da compreensão inteligente no mundo ocidentalGramatologiaim.Uma análise de laboratório,por exemplo ,exige em grande escala,uma inteligência visualMeu processo de individuação com meus pais é muito claro Fiz minhas escolhas naturalmente Minha mãe foi dona de casa e cultura viva porque conhecia toda a tradição oral anônima do século vinteEscolhi o título Aurora Boreal pensando nela Sempre dizia,nem tanto ao mar ,nem tanto à terraEste entrelugar me encanta Nem dia,nem noite Entre sol e LuaReflexão Deslocamento de lugares préestabelicidosFiz Letras Meu pai era engenheiro civilUm definido processo de individuaçãoTenho uma doce relação com as cidades e com as gentes por causa deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário