quarta-feira, 18 de junho de 2014

Educação Técnica,Educação Propedêutica

A distinção entre educação técnica e educação propedêutica parece apontar para o fato de que a primeira se vincula ao mundo da mercadoria enquanto a segunda ao mundo da pesquisaÉ provável que a explosão de cursos técnicos tenha uma sintonia fina com as demandas do capitalismo desenvolvimentista.Assim sendo,cabe a seguinte pergunta:a universidade está sendo instrumento da construção de um saber que serve a quem!!!! Os cursos técnicos parecem estar vinculados à oferta de emprego nas empresas .Qual seria então a função do pesquisador imerso nas demandas inerentes à lógica do modo de produção capitalista.Este é o propósito deste estudo no qual tento mostrar como são aproveitadas no mercado de trabalho aqueles que vêm de uma formação técnica e,no bojo deste modo de produção,para onde vão as pessoas com formação acadêmica.Os cursos do Senac e do Senai oferecem formação em ofícios que vão desde o ensino de corte e costura à como fazer flores artificiais.Isto talvez seja um facilitador no sentido de situar estas pessoas numa linha de montagem.Todavia a pesquisa,indispensável à construção do saber numa educação propedêutica,não é mercadoriaEm que lugar se situa a educação propedêutica no modo de produção capitalista é a pergunta que me ocorre neste momentoNão se faz pesquisa em química,por exemplo,para satisfazer à demanda de uma indústria farmacêutica mas para se chegar à resultados indispensáveis à humanidadeSe apenas o mundo da mercadoria fosse a garantia do dilema civilizatório,homens ricos não morriam de câncer O Senai oferece cursos voltados à aprendizagem industrial predominantementeÉ de se supor que o acesso à educação propedêutica seja destinado à uma parcela menor da população.Neste caso,que estatística analisa qual a quantidade de médicos,professores,dentistas,...é realmente necessária para determinado número de pessoas numa populaçãoEm que proporção a educação propedêutica é necessária à sobrevivência da humanidade e qual é a parcela de recursos destinada à elaOs Educadores da Escola Nova bateram na tecla do aprender fazendo mas fica a pergunta:aprender o quê e fazer o quê!!!!A educação industrial garante mercados,a educação propedêutica garante serviços,ambos indispensáveis à vida humana desde que haja equanimidade no acesso à esses bensExiste uma diferença substancial entre qualificar ,por exemplo,uma solução medicamentosa por sua oferta e procura,em detrimento de procurá-la por resultados comprovados em pesquisa.Assim como existe uma pluralidade assustadora de produtos de mercado para todos os gostos é provável que o mesmo não se possa dizer em relação às necessidades Sob determinados aspectos,a lógica de pensamento científico segue um pouco a lógica de uma linha de montagem .Nas universidades existe uma Área de Concentração de conhecimento que estabelece um foco,muito parecido com o foco numa mercadoria das linhas de montagemAssim como na linha de montagem tudo o que não diz respeito à este foco é deixado à margem o que limita em larga escala o conhecimento interdisciplinar.A pesquisa pode também delegar conhecimento e demandar a informação de especialistas de áreas diferentes que se complementam nos resultados.Como dizia Paulo Freire o conhecimento não pode vir empacotado em departamentos estanques e incomunicáveis como em contas bancárias que só operacionalisam o fator quantidade Segundo Bhabha....Não passará a linguagem da teoria de mais um estratagema da elite ocidental culturalmente privilegiada para produzir um discurso do Outro que reforça sua própria equação conhecimento –poder!!!!(BHANHA,1998:45) O discurso das elites que jogam para as classes trabalhadoras o dilema da sobrevivência e para as elites a fruição,a ciência,explica que o MEC veja sentido em destina trezentos e vinte milhões de verba ao ensino técnico.Isto respalda a formação de mão de obra destinada às empresas do capitalismo desenvolvimentista.É necessária a mesma informação no que diz respeito à ensino e pesquisaAlgo que informe sobre qual é o montante de verba destinada à educação pública,ao ensino propedêuticoOs dilemas da ciência,que poderiam resolver os graves problemas da saúde pública,não encontram o mesmo referencial de verbas encontrado para enormes quadros técnicos que vão,por exemplo,aprender a fazer bolos confeitados ou flores de plástico para sobreviver no mundo da mercadoriaA proliferação massiva de quadros técnicos em nome da falácia segundo a qual interessa mais à classe trabalhadora sobreviver torna imanente a pergunta que esclareça qual o montante de verba é destinada aos cursos técnicos e qual o montante de verba é destinado à universidade pública.A grande maioria dos educadores brasileiros ainda espera a velha palavra de ordem:ensino público e gratuito em todos os níveis.Em que medida o bolsa família redistribui a riqueza destinada à educação ou nem chega aos primeiros patamares desta redistribuição é a pergunta que se fazSegundo alunos da UNIFESP este ano os poderes públicos cortaram pela metade as verbas destinadas à universidade federal Isto aponta para a tendência à manutenção de formação de quadros técnicos ajustados à demanda do capitalismo desenvolvimentistaSe os textos fundadores da epistemologia ocidental descrevem uma situação na qual somos cópias degradadas de uma essência e somente estes filósofos(Platão,Aristóteles) têm a chave desta essência,cabe a nós as tarefas técnicas e aguentar uma elite construida sobre este texto fundador Aos iluminados ,que são sete por cento da humanidade,o discurso da ciência,ao restante,que paga imposto,o trabalho nas empresasA distância abissal que existe entre fazer flores de plástico em série e conhecer o segredo das sementes que prdoduzem os melhores espécimes está na proficiência adquirida,por exemplo,num curso de biologiaResta saber,por exemplo,qual a percentagem de jovens está escolhendo o caminho técnico e qual a percentagem está conseguindo entrar dentro da universidadeEsiste uma diferença séria entre treinar técnicos para produzer computadores e formar pessoas para conhecer profundamente a ciência da computaçãoA primeira escolha forma produtores de mercadorias A segunda escolha forma pessoas que vão contribuir para expandir as possibilidades de comunicação no mundo contemporâneoExiste uma diferença abissal entre produzir lentes adequadas a allguém com problemas de visão e conhecer as razões da ótica que levam às opçõoes degrausA formação técnica leva aos procedimento A formação propedêutica leva às causasPorque razão tão pouca gente tem acesso à educação propedêutica me leva a pensar num sentido gramisciano sobre o pensamento hegemônico que embasa o que se pensa sobre educação no BrasilQual é o precentual de inelectuais orgânicos que organiza este discurso hegemônico e qual o seu poder de decisão

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