quinta-feira, 22 de maio de 2014

Leveza

Leveza A leveza da voz de minha mãe cantando perdida no tempo......... Não ouvi barulho de máquinas ou repetição sistemática de sons....... mas uma voz,encorpada,suave,cantando......... Cantigas de lavadeiras,kalundus,cantigas de quintal,cirandas......... Conheço toda a tradição oral do século dezenove por causa dela.......... Memória de esquecidos,tradição anônima,belíssima.......... sem inscrição no aparato midiático,mercadológico......... cantigas de gente pobre,despossuída.......... Me remete à mim mesma,ao meu corpo......... à minha alma....... O barulho das máquinas nas linhas de produção.......... desnorteia,exila o sujeito de si mesmo....... Uma vez,um chaufer de taxi me contou o seguinte:uma operária morreu no meio........ de uma linha de montagem.......... O coordenador dos trabalhos disse:continuem a produção......... Queria ver ele dizer isto prá uma lavadeira cantando.......... Helenice Maria Reis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário